domingo, 4 de setembro de 2011

ESCATOLOGIA


INTRODUÇÃO

10.1.1. É IMPORTANTÍSSIMO O ESTUDO DAS PROFECIAS,  porque:
a.   Ele é proeminente nas Escrituras. o V.T. está repleto de profecias, incluindo a 2a. vinda de Cristo. Exemplos:
Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.    E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus,  (Jó 19:25-26)
Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele.    E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.  (Daniel 7:13-14)
E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul.  (Zechariah 14:4)

Mais de 350 versículos (1/25) do N.T. são proféticos! Há capítulos (Mt 24, 25; Mc 13; Lc 21; 1Co 15) e livros (1 e 2Ts; Ap) que são inteiramente proféticos!
b.  Ele é decisivo para o entendimento de praticamente todas:
doutrinas (exemplo: a salvação é passada, presente e futura [quando nosso corpo será glorificado]),
tipos (eg: casamento de Isaque e Rebeca, tipificando o Pai enviando o Espírito para trazer a Igreja para as bodas com o Filho),
promessas. Por exemplo: Sl 2; 22; 24; 25; 45; 72; 89; 110;
Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.  (Matthew 16:27)
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.  (John 14:3)
Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.  (1 Thessalonians 4:13)
Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.  (James 5:8)
Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.  (Hebrews 10:37)
Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.  (Revelation 1:7)
E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.  (Revelation 22:12)
Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.  (Revelation 22:20)
incentivos à santidade (1 John 3:2-3, abaixo)
ordenança da Ceia (“anunciais a morte do Senhor, até que Ele venha”), etc.
c.   Ele tem um efeito decisivo no nosso serviço para Cristo Mt 24:45-51; Lc 19:13; 1 Co 3:11-15; 2Co 5:10.
 Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?    Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim.    Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens.    Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá;    E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios,    Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe,    E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.  (Matthew 24:45-51)
E, chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha.  (Luke 19:13)
Porque ninguém pode pór outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.    E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,    A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.    Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.    Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.  (1 Corinthians 3:11-15)
Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.  (2 Corinthians 5:10)
d.  A (verdadeira, grande) esperança-expectativa da Igreja é o Arrebatamento Tt 2:13; 1Pd 1:3; 1Jo 3:2-3.
Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo;  (Titus 2:13)
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,  (1 Peter 1:3)
Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.    E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.  (1 John 3:2-3)
e.   Profecias incentivam ao cristianismo verdadeiro, bíblico, fervente. Levam:
    O perdido a ser salvo 2Co 6:2;
Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no dia da salvação;  (2 Corinthians 6:2)
    O salvo-desviado a voltar Rm 13:11-12;
  E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.    (12)  A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. (Romans 13:11-12)
    O salvo-fiel a:
-  Autopurificar-se Mt 25:6-7; 2Pd 3:11; 1Jo 3:2-3;
  Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.   (7) Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lámpadas.  (Matthew 25:6-7)
  Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, (2 Peter 3:11)
  Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.    E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.  (1 John 3:2-3)
-  Vigiar e ser constante Mt 24:44; Mc 13:36; 1Ts 5:6; 1Jo 2:28;
  Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis.  (Matthew 24:44)
  Para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo. (Mark 13:36)
  Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios; (1 Thessalonians 5:6)
  E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda. (1 John 2:28)
-  Permanecer firme na adversidade 2Tm 2:12; Hb 10:35-37; 11:26; Tg 5:7.
  Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; (2 Timothy 2:12)
  Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. (36) Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. (37) Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.  (Hebrews 10:35-37)
  Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. (Hebrews 11:26)
  Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e seródia. (James 5:7) 
10.1.2. PROFECIAS TÊM QUE SER INTERPRETADAS LITERALMENTE
Em última instância, todas as diferenças teológicas entre os crentes recaem em “Como interpretar a Palavra de Deus?”
Basicamente, há apenas 2 métodos de interpretação da Bíblia:
a.   Método alegórico: Cada pessoa atribui o sentido que preferir às palavras de Deus, de modo que a autoridade final fica sendo o homem, e não Deus!
b.  Método literal-gramatical-histórico: “Quando a interpretação direta, literal e simples das Escrituras faz sentido [com o contexto e com passagens correlatas], não procure nenhuma outra interpretação” (D. L. Cooper).
Algumas chaves para o entendimento das Escrituras:
    Ser salvo 1 Co 2:14;       Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
    Ler (estudar, conferir) diariamente At 17:11;      Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalónica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.  (Acts 17:11 BRP)
    Interpretar literalmente (em harmonia com contexto e passagens correlatas) 2Pd 1:20;      Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.  (2 Peter 1:20 BRP)
    Saber dividir as Escrituras (que dispensação? dirigido a quem? dito por quem? etc.) 2Tm 2:15;   Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.  (2 Timothy 2:15 BRP)
    Comparar Escritura com Escritura 1Co 2:13;  As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.  (1 Corinthians 2:13 BRP)
    Aplicar (por em prática); e pregar At 8:35.
  Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.  (Acts 8:35 BRP)
Lembrar que:
a.   Algumas profecias foram condicionais (eg: Jonas, para Nínive);
b.  Profetas falam do futuro como se fosse presente ou passado;
c.   “Lei dos Picos”: um trecho pode dar a visão de 2 picos e esconder 1 vale entre eles (eg: Is 61:1-2; Jl 2:28-32);
O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;    A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;  (Isaiah 61:1-2 BRP)
E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.    E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.    E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.    O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR.    E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.  (Joel 2:28-32 BRP)
d.  “Lei do Duplo Cumprimento”: Antes do infalível cumprimento "maior" (literal + completo + definitivo) (exemplo: a Grande Tribulação), profecias às vezes podem ser cumpridas somente num sentido "menor" (simbólico + incompleto + temporário) (exemplo: a destruição de Jerusalém no ano 70), uma espécie de "pequena amostra preliminar" que de modo algum substitui e impede o cumprimento total e literal;
e.   “Lei da 1a. Referência”:  o sentido símbolo, na Bíblia, é constantemente o da sua 1a. ocorrência (eg: fermento é sempre mal,  pecado, hipocrisia, e isto explica a parábola do fermento, em Mt 13);
f.    “Lei da Recapitulação”: passagens sucessivas podem ser recapitulações, repetições de um mesmo fato sob diferentes ênfases e pontos de vista (eg: os 4 evangelhos; os sonhos de faraó; Gn 1:1 e os outros relatos da criação Gn 1:2-31 e 2:4-25; os 7 selos + 7 trombetas + 7 taças de Apocalipse., etc.);
g.  Nunca alicerce uma doutrina apenas em símbolos, tipos, parábolas, etc. E não procure explicar todos os seus detalhes, mas só os principais. E use-os não para inventar, mas sim para ilustrar doutrinas, já bem estabelecidas em trechos claros, literais, explícitos;
h.  Sempre use os textos explícitos-claros-ordem para explicar os implícitos-escuros-exemplo, não estes para torcer e anular aqueles;
i.    Tudo o que foi cumprido até hoje o foi literalmente. Por que supor que não mais o será?
 10.1.3. O “QUADRO GERAL DA HISTÓRIA”, OU “O MAPA DAS 7 DISPENSAÇÕES”
Se não tivermos este mapa em mente, será quase impossível compreendermos muitas das profecias. É importantíssimo que você acompanhe todo este curso com consultas constantes ao mapa das 7 dispensações, como encontrado no folheto “O Mapa Bíblico - O Plano de Deus para Todos os Tempos”, da Imprensa Batista Regular. Ver seu resumo, ao final desta apostila.
10.1.4. A NATUREZA DA 2a. VINDA DE CRISTO: Ela será:
    Pessoal Jo 14:3; 21:20-23; At 3:19-21; 2Pd 3:3-4
    Inesperada (a 1a. etapa) Mt 24:32-51; 25:1-13; Mc 13:33-36
    Súbita » instantânea Mt 24:25-28
    Na glória do Seu Pai, com os anjos Mt 16:27; 19:28; 25:31-46
    Triunfante Lc 19:11-27
    Corporal e visível At 1:11
A 2a. vinda de Cristo será em 2 etapas (se não lembrarmos sempre disto, ficaremos totalmente confusos):
1a. etapa (Arrebatamento): Nos ares, para buscar Sua noiva Mt 25:6; Lc 19:15; 17:34-36; Jo 14:3; 1 Ts 4:16-17; 2Ts 2:1
2a. etapa (Revelação): Na terra, para julgar o mundo Jl 3:11; Zc 14:4-5; At 1:11; 1Ts 3:13; Jd 14; Ap 1:7
10.2. A 1a. ETAPA DA 2a. VINDA DE CRISTO (ARREBATAMENTO): BUSCANDO SUA NOIVA, NOS ARES
10.2.1. OS SINAIS DA 2a. VINDA DE CRISTO
a. O único sinal necessário para o Arrebatamento foi a APOSTASIA da doutrina bíblica, o abandono da verdadeira fé, baseada em “Assim diz o Senhor”, para abraçar um dos:  liberalismo, modernismo, intelectualismo, ecumenismo, neo-evangelicalismo, pragmatismo,  etc. Mt 24:5; Lc 21:8; 2Ts 2:3; 1Tm 4:1-2; 2Tm 4:1-4; 3:1-5,13. Este sinal já está 100% cumprido, desde o século I, e recentemente. Não esperamos sinais, mas sim o som (da trombeta de Deus)!...
b. Assim, a vinda de Cristo para arrebatar a Sua noiva é I-M-I-N-E-N-T-E!!! Ela podia ter ocorrido há séculos atrás (todos os crentes do N.T. a esperavam a cada dia das suas vidas!), pode demorar séculos ainda, pode ser ainda HOJE (Amém). Pode ocorrer a qualquer momento sem limites de prazos (“no mínimo depois de tais sinais ou prazo, no máximo antes de tais sinais ou prazos”). Devemos estar preparados e anelantes, continuamente.
c. Os sinais da Revelação de Cristo ao mundo serão (já na Tribulação): 
Extrema corrupção 2Tm 3:1-5
Multiplicação de viagens, de ciência Dn 12:4
Escarnecedores 2Pd 3:3-4
Guerras, fomes, terremotos, pestes Mt 24:3-8; Lc 21:9-11
Reajuntamento de Israel Ez 36:20-24
e. Não podemos marcar o instante do Arrebatamento Mt 24:36;
f. Isto não proíbe que talvez os mais atentos de nós possamos reconhecer a “estação” ou “tempo” imediatamente precedentes ao Arrebatamento Mt 24:3-8;
g. Cremos que o Arrebatamento está às portas, extrordinariamente próximo, porque, além da apostasia da doutrina já ter se cumprido há muitos séculos e estar extraordinariamente patente agora, já as “sombras” dos sinais até da Revelação estão fortíssimas!
Aplicação:    para o descrente: Jo 3:18; 2Co 6:2;
                               para o crente Mt 24:42,46.
10.2.2. A 1a. ETAPA DA 2a. VINDA DE CRISTO (ARREBATAMENTO): NOS ARES, PARA BUSCAR SUA NOIVA
O Arrebatamento é iminente Fp 4:5; Ap 22:20; 16:15. Será súbito 1Co 15:52. Literal, corporal, pré-tribulacional, pré-milenial. Os salvos o amam 2Tm 4:8, o esperam Fp 3:20, oram por ele Ap 22:20, vigiam à sua espera Mt 24:42.
O propósito de Cristo, no Arrebatamento, é o de receber Sua noiva (o conjunto de todos os salvos do N.T.) em eterna e bendita união Ef 5:27; Ap 19:6-8; 22:20. Retirado da Terra o Espírito Santo com a Igreja (seu sal), o mundo rapidamente entrará no mais completo estado de putrefação moral e espiritual Gn 6:3; Mt 5:13-16; 2Ts 2:6-8.
10.2.3. O ARREBATAMENTO DA IGREJA Jo 11:25-26; 1Ts 4:16-17; 1Co 15:50-53
a.  Os corpos de todos os que morreram em Cristo (logo, só os salvos do N.T.) serão ressuscitados.
b.  Uma fração de segundos depois, os corpos de todos os salvos então vivos serão transformados.
c.  Tanto os corpos ressuscitados como os transformados serão: incorruptíveis; imortais; glorificados, semelhantes ao que Cristo tem hoje 1Jo 3:2.
d.   Após isto, todos os salvos do N.T. serão corporalmente arrebatados nos ares, para, em seus corpos glorificados, estarem com o Senhor pela eternidade dos séculos.
10.2.4. A Igreja não passará pela tribulação, porque:
1.   A Bíblia nunca assim o declarou explicitamente.
2.   Ap 1 fala do passado (“as coisas que vistes”); Ap 2,3 do presente (“as coisas que são”) ; Ap 4-22 do futuro (“as coisas que hão de ser”). Depois de Ap 3 a Igreja nunca é mencionada. Em Ap 4 os 24 anciãos (símbolos da Igreja) já estão no trono antes de começar a Tribulação; em Ap 19:8,14 a Igreja VOLTA à terra ao final da Tribulação; logo não estava aqui naquele período!
3.   Cristo prometeu à Igreja verdadeira “Eu te guardarei da hora da provação” Ap 3:10.
4.   Ap 15:1; 16:1,19 dizem que a Grande Tribulação é um período de juízo sobre um mundo ímpio, a Igreja apóstata, e Israel rebelde. Usam expressões fortíssimas: “flagelo”, “vinho do furor de Deus”, “7 taças da cólera de Deus”! Mas Jo 5:24, Rm 5:9, 1Ts 5:9 nos garantem que o salvo “não entra em juízo”, “não foi destinado para a ira”, e “Jesus nos livra da ira vindoura”.
5.   A Grande Tribulação, embora afetando o mundo inteiro, é primordialmente para castigar Israel Jr 30:4-9; Dn 12:1; Mt 24:15,21.
6.   Não há nenhum sinal cronológico quanto à vinda de Cristo para arrebatar a Igreja; mas há muitos sinais cronológicos (“1260”, “2520 dias”, “tempo, tempos e metade de tempo”, “42 meses”, etc.) que se aplicam só a Israel.
7.   Dn 9:25-27 profetizou 70 semanas para Israel. Na 69a., Israel rejeitou e crucificou seu Senhor, porisso a “fita” de Israel foi interrompida e acionada a da Igreja. Completada esta, será reacionada a fita de Israel, para cumprir-se a 70a. semana, a Grande Tribulação, chamada “Tribulação de Jacó” em Dn 12:1; Jr 30:7; Ap 12:7-9. Como a Igreja não esteve presente nas primeiras 69 semanas, não estará na 70a.
8.   A trombeta de 1Co 15:52 (instantânea; relacionada com o Arrebatamento) é diferente da de Ap 10:17; 11:15-19 (prolongada Ap 10:7; relacionada com juízo)!
9.   José (tipo de Cristo) casou-se com Asená (tipo da Igreja) quando estava rejeitado pelos seus irmãos (tipo de Israel) e antes dos 7 anos de fome Gn 41:45. Enoque foi arrebatado antes do dilúvio Jd 14-16; Gn 5:24; Noé, antes das águas Gn 6; Lc 17:26-27,30; Ló, antes do fogo Gn 19; Lc 17:28-30.
10.Somente quando a Igreja (“o sal”) for retirado é que o mundo entrará em completa e veloz putrefação moral e espiritual (2TS 2:67-10).
11.A Igreja, o corpo de Cristo, é uma só com Ele e em Ele. Portanto, se Igreja passasse pela 70a. semana, o próprio Cristo passaria pelo julgamento e castigo de Deus, o que é impossível Hb 9:25-27.
12.Se a Igreja passasse pela Tribulação, como todos lá têm que se sujeitar ao Diabo Ap 13:7, então Cristo estaria sujeito ao Diabo ou deixaria de ser o cabeça da Igreja.
10.2.5. NOTAS SOBRE AS RESSURREIÇÕES
    Imediatamente após a morte, vai-se para um estado real e consciente: os salvos para o Paraíso, para gozo inefável 2Co 5:6-9; os perdidos para o inferno, para sofrimento indescritível Lc 16:19-31.
   A Bíblia ensina ressurreição física, corporal, literal: Gn 22:5; 1Rs 17:21-22; Lc 14:13-14; 1Co 15:20-22; 1Ts 4:16-17; Ap 20:4-6,12-13.
    Há 2 ressurreições distintas:
    A 1a. ressurreição (para a vida) é em etapas:
    Etapa Primícia: Cristo, quando ressuscitou 1Co 15:23;
    Etapa Igreja:      Ressurreição de todos os salvos do N.T., no Arrebatamento 1Ts 4:16; 1Co 15:23;
    Etapa V.T. + mártires da Tribulação:           Ressurreição de todos os salvos do V.T. + mártires da Tribulação, ao final dos seus 7 anos Is 26:19; Dn 12:2-3; Ap 20:4;
     Etapa milênio: Necessariamente haverá ressurreição ou transformação-dos-corpos dos salvos do milênio. Mas a Bíblia não dá detalhes.
    A 2a. Ressurreição (para a morte): ocorrerá após o Milênio Ap 20:5,11-13.
10.2.6. BEMA, O TRIBUNAL DE CRISTO, PARA JULGAMENTO E GALARDOAMENTO DOS SALVOS
a.   Para todos os salvos da Igreja Rm 14:10-12; 1Co 3:11-15; 2Co 5:10.
Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.    Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus.    De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.  (Romans 14:10-12 BRP)
Porque ninguém pode pór outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.    E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,    A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.    Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.    Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.  (1 Corinthians 3:11-15 BRP)
Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.  (2 Corinthians 5:10 BRP)
b.   Na 2a. vinda de Cristo: 2Tm 4:8; Ap 11:17-18; 22:12.
  Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.  (2 Timothy 4:8 BRP)
  Dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder, e reinaste.    E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.  (Revelation 11:17-18 BRP)
  E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.  (Revelation 22:12 BRP)

c.   Após o Arrebatamento, antes da Revelação, pois viremos com Ele: Zc 14:5; Cl 3:4
  E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o SENHOR meu Deus, e todos os santos contigo.  (Zechariah 14:5 BRP)
  Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.  (Colossians 3:4 BRP)
d.   Nos ares, em conseqüência de (b).
e.   Com base em:
os motivos e atitudes secretas do coração 1Co 3:11-15 + 4:5;
Porque ninguém pode pór outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.    E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,    A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.    Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.    Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.  (1 Corinthians 3:11-15 BRP)
Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor.  (1 Corinthians 4:5 BRP)
a mordomia e fidelidade no uso dos talentos Mt 20:1-16 (mesmo salário para os contratados tarde); 25:14-30; Lc 19:11-27; 1Co 4:2;
Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens.    E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.    E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos.    Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois.    Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.    E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles.    Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles.    E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.    E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos.    Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.    Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;    E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.    Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?    Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.    Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.    Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundáncia; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado.    Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.  (Matthew 25:14-30 BRP)
E, ouvindo eles estas coisas, ele prosseguiu, e contou uma parábola; porquanto estava perto de Jerusalém, e cuidavam que logo se havia de manifestar o reino de Deus.    Disse pois: Certo homem nobre partiu para uma terra remota, a fim de tomar para si um reino e voltar depois.    E, chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha.    Mas os seus concidadãos odiavam-no, e mandaram após ele embaixadores, dizendo: Não queremos que este reine sobre nós.    E aconteceu que, voltando ele, depois de ter tomado o reino, disse que lhe chamassem aqueles servos, a quem tinha dado o dinheiro, para saber o que cada um tinha ganhado, negociando.    E veio o primeiro, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu dez minas.E ele lhe disse: Bem está, servo bom, porque no mínimo foste fiel, sobre dez cidades terás autoridade.E veio o segundo, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu cinco minas.E a este disse também: Sê tu também sobre cinco cidades.E veio outro, dizendo: Senhor, aqui está a tua mina, que guardei num lenço;    Porque tive medo de ti, que és homem rigoroso, que tomas o que não puseste, e segas o que não semeaste.    Porém, ele lhe disse: Mau servo, pela tua boca te julgarei. Sabias que eu sou homem rigoroso, que tomo o que não pus, e sego o que não semeei;Por que não puseste, pois, o meu dinheiro no banco, para que eu, vindo, o exigisse com os juros?    E disse aos que estavam com ele: Tirai-lhe a mina, e dai-a ao que tem dez minas.    (E disseram-lhe eles: Senhor, ele tem dez minas.)    Pois eu vos digo que a qualquer que tiver ser-lhe-á dado, mas ao que não tiver, até o que tem lhe será tirado.    E quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui, e matai-os diante de mim.  (Luke 19:11-27 BRP)
Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel.  (1 Corinthians 4:2 BRP) 
e dos bens que Deus nos emprestou Mt 6:20; 2Co 9:6; 8:12; Gl 6:7;
  Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.  (Matthew 6:20 BRP)
  E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundáncia, em abundáncia ceifará.  (2 Corinthians 9:6 BRP)
  Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem, e não segundo o que não tem.  (2 Corinthians 8:12 BRP)
  Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.  (Galatians 6:7 BRP) 
o zelo em ganhar almas Dn 12:3; 1Ts 2:19-20;
Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.  (Daniel 12:3 BRP)
Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda?    Na verdade vós sois a nossa glória e gozo.  (1 Thessalonians 2:19-20 BRP) 
o amor manifesto, principalmente aos irmãos Mt 10:40,42; 25:34-40; Gl 6:10;
Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou.  (Matthew 10:40 BRP)
E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.  (Matthew 10:42 BRP)
  Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;    Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;    Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.    Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?    E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?    E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?    E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.  (Matthew 25:34-40 BRP)
Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.  (Galatians 6:10 BRP) 
a perseverança nas perseguições Mt 5:11-12; 2Tm 2:12; Tg 1:12.
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.    Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.  (Matthew 5:11-12 BRP)
Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;  (2 Timothy 2:12 BRP)
  Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.  (James 1:12 BRP)
f.   Resultando não em salvação/condenação, mas sim em recompensas e galardões:
     A coroa do gozo 1 Ts 2:19 para o ganhador de almas;
  Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda?  (1 Thessalonians 2:19 BRP)
     A coroa da justiça 2Tm 4:8 para quem organiza sua vida no amor e esperança da 2a. vinda de Cristo;
  Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.  (2 Timothy 4:8 BRP)
     A coroa da vida Tg 1:12; Ap 2:10 para o pronto a morrer por Cristo;
Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.  (James 1:12 BRP)
Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.  (Revelation 2:10 BRP) 
     A coroa da glória 1Pd 5:1-4 para o fiel como pastor do rebanho;
Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:    Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganáncia, mas de ánimo pronto;    Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.    E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.  (1 Peter 5:1-4 BRP)
     Compartilhar do trono de Cristo Lc 19:11-28; 2Tm 2:11-12; Ap 3:21.
  E, ouvindo eles estas coisas, ele prosseguiu, e contou uma parábola; porquanto estava perto de Jerusalém, e cuidavam que logo se havia de manifestar o reino de Deus.    Disse pois: Certo homem nobre partiu para uma terra remota, a fim de tomar para si um reino e voltar depois.    E, chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha.    Mas os seus concidadãos odiavam-no, e mandaram após ele embaixadores, dizendo: Não queremos que este reine sobre nós.    E aconteceu que, voltando ele, depois de ter tomado o reino, disse que lhe chamassem aqueles servos, a quem tinha dado o dinheiro, para saber o que cada um tinha ganhado, negociando.    E veio o primeiro, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu dez minas.    E ele lhe disse: Bem está, servo bom, porque no mínimo foste fiel, sobre dez cidades terás autoridade.    E veio o segundo, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu cinco minas.    E a este disse também: Sê tu também sobre cinco cidades.    E veio outro, dizendo: Senhor, aqui está a tua mina, que guardei num lenço;    Porque tive medo de ti, que és homem rigoroso, que tomas o que não puseste, e segas o que não semeaste.    Porém, ele lhe disse: Mau servo, pela tua boca te julgarei. Sabias que eu sou homem rigoroso, que tomo o que não pus, e sego o que não semeei;    Por que não puseste, pois, o meu dinheiro no banco, para que eu, vindo, o exigisse com os juros?    E disse aos que estavam com ele: Tirai-lhe a mina, e dai-a ao que tem dez minas.    (E disseram-lhe eles: Senhor, ele tem dez minas.)    Pois eu vos digo que a qualquer que tiver ser-lhe-á dado, mas ao que não tiver, até o que tem lhe será tirado.    E quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui, e matai-os diante de mim.    E, dito isto, ia caminhando adiante, subindo para Jerusalém.  (Luke 19:11-28 BRP)
Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos;    Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;  (2 Timothy 2:11-12 BRP)
Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.  (Revelation 3:21 BRP)
As coroas são incorruptíveis 1Co 9:25,
E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.  (1 Corinthians 9:25 BRP) 
mas, ao contrário da salvação, podem ser perdidas, se não perseverarmos no 1o  amor Ap 3:11.
Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.  (Revelation 3:11 BRP)
10.2.7. AS BODAS DO CORDEIRO COM A NOIVA
a.  Envolverão apenas o Noivo e a Noiva;
b.  Ocorrerão após o julgamento dos crentes (em decorrência de Ef 5:27 e Ap 19:8), e antes da Revelação (em decorrência de Ap 19:7);
Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.  (Ephesians 5:27 BRP)
Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.    E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.  (Revelation 19:7-8 BRP) Note que "vindas" é particípio passado, que v. 11 mostra Cristo descendo do céu, e v. 14 mostra que nós, o Seu exército, viremos com Ele.
c.  Serão realizadas nos céus, em decorrência de (b).
(Além dos versos acima, ler também Jo 3:29; 2Co 11:2).
Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido.  (John 3:29 BRP)
Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.  (2 Corinthians 11:2 BRP)
(Note a diferença entre “as bodas” e “a ceia das bodas”; Ver 10.5.1).
10.3. A TRIBULAÇÃO (A 70a. SEMANA DE DANIEL)
10.3.1. O FATO DA TRIBULAÇÃO:
Haverá um tempo de angústia e tribulação qual nunca houve nem há de haver depois. Nele, Deus derramará toda a Sua indignação, contida há milênios, sobre a terra. Isto é ensinado no V.T.: Is 2:10-22; 24:17-21; 26:20-21; 34:1-3; Jr 30:4-9; Dn 12:1; Jl 1:15; 2:1; 3:14; Am 5:18-20; Zc 14:1-3. Por Cristo: Mt 24:21-29 (v. 30 prova que a Tribulação não foi a destruição de Jerusalém no ano 70: Cristo voltará ao seu final). No N.T.: 1Co 1:8; 5:5; 2Co 1:14; Fp 1:6-10; Ap 3:10; 7:14.
10.3.2. O TEMPO DA TRIBULAÇÃO:
será entre o Arrebatamento e a Revelação (ver 10.2.4 e Mt 24:4-8,21,29-30).
10.3.3. A DURAÇÃO DA TRIBULAÇÃO
-A Tribulação corresponde à 70a. semana de Dn 9:24-27, logo terá a duração de 7 anos. Cristo foi crucificado ao final da 69a. semana e então o cronômetro profético de Israel foi paralisado para dar lugar à Dispensação da Graça (ou da Igreja); quando a Igreja estiver completa e for arrebatada, o cronômetro será reacionado e terá início a 70a. semana.
A 70a. semana de Daniel está dividida em 2 metades de 3 1/2 anos proféticos (360 dias) = 42 meses (30 dias) = 1260 dias (Dn 7:25; 9:27; 12:7,11,12; Ap 11:2,3; 12:6,14; 13:5).
“Dias não fossem abreviados”, de Mt 24:22, parece-nos ensinar que Deus paralisará o cronômetro de Israel um pouquinho antes do fim da 70a. semana, e a Tribulação durará um pouquinho (indeterminado) menos que 2520 dias de 24 h. “Importa que [Satanás] seja solto por um pouco de tempo”, de Ap 20:3,7-10, parece-nos ensinar que, só ao final do Milênio, Deus deixará o cronômetro de Israel chegar ao fim.

10.3.4. A NATUREZA DA TRIBULAÇÃO
a. A 1a. metade (3 1/2 anos) da 70a. semana de Daniel:
    Começará com pacto do Anticristo para Israel, para 7 anos, para paz e permissão de sacrifícios e ofertas Dn 9:27; Israel (e todos) cederão armas e defesas;
    Haverão falsos cristos e falsos profetas; grandes e enganosos: milagres, sinais e prodígios Mt 24:24; Ap 13:13-15;
    Israel aceitará o falso messias Jo 5:43;
    Haverá um grande governo e ditador mundial Dn 7:23; Ap 13:1-2,4;
    Haverá uma religião mundial, dominando o governo Ap 17:1-6;
    Haverá uma aparente e enganadora “paz perfeita1Ts 5:3; prosperidade;
    Todos os que, na dispensação da Graça, ouviram o evangelho e o entenderam, mas recusaram Cristo, inescapavelmente crerão no Anticristo, após o Arrebatamento! 2Ts 2:9-12 (Se não és salvo, aceita Cristo AGORA, amigo! 2Pd 3:1-9).
b. A 2a. metade (também chamada de a Grande Tribulação) (3 1/2 anos [menos o “pouco de tempo” de Mt 24:22?] ) da 70a. semana de Daniel se caracterizará por:
    Começará com o Diabo e todos os seus anjos sendo arremessados na terra, tendo grande ira Ap 12:7-13, e o Anticristo rompendo o pacto com Israel Dn 9:27;
    Os sofrimentos da 2a. metade da Tribulação (são recapitulados, sob diferentes pontos de vista, nos 6 primeiros selos Ap 6:1-17, nas 6 primeiras trombetas Ap 8:2-9:21 e nas 7 taças Ap 16:1-21): pelo menos 2/3 da humanidade morre de fome e guerras e pestes; 1/3 da terra, 1/3 das árvores, 100% da erva verde são queimadas com fogo; 100% do mar e águas doces se transformam em sangue; 100% dos peixes morrem e os homens têm que beber sangue; os homens são atormentados por gafanhotos com poder de escorpiões (por 5 meses), são crestados pelo sol, são cercados por terríveis trevas, e são atormentados por chaga má e fétida, tudo isto fazendo com que: clamem que as montanhas caiam sobre eles, mastiguem as próprias línguas de dor, e busquem a morte, mas em vão; a natureza desmaia, há um terremoto tão pavoroso qual nunca houve, o sol e a lua e as estrelas são escurecidos, as estrelas caem, todas as ilhas e montanhas não mais são encontradas, todas as cidades caem; granizo de pedras de 45 kg cai com fogo misturado com sangue!!!
    Politicamente, ter-se-á o sistema do império romano levado à sua forma mais extrema, autocrática, cruel e blasfema. O Anticristo será o tirânico ditador mundial Dn 2:40-43; 7:7-8,19-26; 8:23-25; Ap 13:1-10.
    Religiosamente, os 10 reis (sob o Anticristo) destruirão a prostituta (a igreja ecumênica e mundial) Ap 17:16-17. O Anticristo exigirá adoração de todos Ap 13:4,6-8. O Falso Profeta operará grandes sinais e forçará todos a adorarem o Anticristo e à imagem deste Ap 13:13-15. Dentre somente os que não tinham ouvido&entendido o evangelho durante a dispensação da Graça 2Ts 2:9-12, multidões serão salvas Ap 7:9,14, mas estarão sendo condenadas à decapitação (como os judeus dos campos de concentração foram condenados à câmara de gás).
    Quanto a Israel, Gogue, Magogue e os reis da terra determinam-se destruir Israel Ez 38, 39, mas são destruídos; as 2 testemunhas de Deus pregam, imortais, com poder semelhante aos de Elias e Moisés Ap 11:3,5-6. 144.000 Israelitas, virgens, convertem-se e, imortais, pregam o evangelho do reino por todo o mundo Ap 7:4; 14:3-5. O Diabo com seus exércitos é arremessado na terra e faz tudo para destruir Israel completamente Ap 12:3-4,9. O Falso Profeta ergue uma imagem do Anticristo no Templo Dn 12:11; Mt 24:15; Ap 13:14-15. Israel passa por tremenda perseguição e tribulação; ao final, é salva e convertida.
    Economicamente, ter-se-á o caos e o último estágio da exploração humana Tg 5:1-6. Quem não adorar o Anticristo e sua imagem, colocando sua marca na testa ou destra, não poderá nem comprar nem vender, e será condenado à decapitação Ap 13:16-17. Um grande empório comercial será rapidamente erigido (Babilônia literal [no Iraque]? Ou seu sistema?), mas destruído em 1 hora, com os céus regozijando Ap 18:10,15.
    Ao final, Jerusalém é cercada (Jl 3:12; Zc 14:2) e sua mais completa destruição parece inevitável. Cristo volta, destroi Seus inimigos na batalha de Armagedom (no vale e elevação de Megido), e salva Israel Ap 14:15-20; 16:14,16; 19:9. A natureza desmaia, tremendo terremoto move todas as ilhas e montanhas, cai granizo de pedras de 45 kg misturado com fogo e sangue. “É lançada a foice” e espremido o lagar da ira de Deus. Os exércitos do Diabo e do Anticristo são mortos e seu sangue cobre 28,8 km (Ap 14:20) até a altura de uns 1,50m (isto seria o sangue de mais de 300 milhões de soldados?!!!). Israel se converte e lamenta como se fosse uma só pessoa Zc 12:10-13:2; Rm 11:25-26.
10.4. A 2a. ETAPA DA 2a. VINDA DE CRISTO (REVELAÇÃO): JULGANDO O MUNDO, NA TERRA
10.4.1. O TEMPO DA SUA VINDA será pré-milenial.
     Não estamos no milênio, como dizem os amilenistas): nele os apóstolos estarão sobre 12 tronos (Mt 19:28; 25:31; Is 1:26); os crentes reinarão com Cristo (1Co 6:2-3; 2Tm 2:12; Ap 5:10; 20:4,6) e de modo algum não vemos hoje as tremendas bênçãos mundiais prometidas para o milênio (ver 10.5). Cristo “recebeu legalmente” Seu reino, mas não o “inaugurou de fato” Lc 19:12.
     Cristo não virá somente após o milênio, quando o mundo, após progressivo e firme aperfeiçoamento, estiver todo convertido (como dizem os pós-milenistas): na Sua Revelação o mundo será “consumido”, não estará “convertido” (Dn 2:34-44); Ele encontrará uma igreja apóstata e um mundo corrompido, não convertido (Lc 17:26-37 [Noé, Ló] ; Lc 18:8 [A fé]; 1Tm 4:1-3 [últimos dias] ; 2Tm 3:1 [apostasia]; 2Pd 3:3-4 [escarnecedores]); somente na Sua vinda e não antes teremos a conversão de Israel (Zc 12:10-13:2; At 15:11-16) e das nações (At 15:17-18).
    A igreja primitiva (antes de 325) era iminentista = pré-tribulacionista e pré-milenista.
    A ordem dos eventos de Ap 19:11-20:6 exige que Cristo volte antes do milênio (Sl 2:3-8).
10.4.2. A FORMA DA SUA REVELAÇÃO (ver 10.1.4) será:
    Pessoal Jo 14:3; 21:20-23; At 3:19-21; 2Pd 3:3-4;
    Súbita » instantânea Mt 24:25-28;
    Na glória do Seu Pai, com os anjos Mt 16:27; 19:28; 25:31-46;
    Triunfante Lc 19:11-27;
    Corporal e visível At 1:11.
Ademais: Todo olho O verá Mt 24:29-31; Ap 1:7.
10.4.3. O LOCAL DA SUA VINDA, para tocar o solo, será: o Monte das Oliveiras Zc 14:4.
10.4.4. OS ACOMPANHANTES DA SUA VINDA serão: os salvos de todos os tempos, em glória, com os anjos Zc 14:5; Cl 3:4. Para isso, será necessário:
10.4.5. A ETAPA “V.T. + MÁRTIRES DA TRIBULAÇÃO”, DA 1a. RESSURREIÇÃO (para a vida): Is 26:19; Dn 12:2; Ap 11:11-12; 20:4.
10.4.6. O PROPÓSITO DA SUA VINDA:
a.  Julgar o Anticristo, o Falso Profeta e seus exércitos 1Ts 1:7-10; 2Ts 2:8; Ap 19:11-16, 19-21;
b.  Acorrentar Satanás e seus demônios, por 1000 anos Gn 3:16; Mt 8:29; Rm 16:20; Ap 20:1-3;
c.  Salvar Israel Zc 14:3-4; Rm 11:1,5,25-26;
d.  Julgar as nações (Jl 3:11-17; Mt 25:31-46 [“irmãos”, no verso 40, indica judeus convertidos e perseguidos]; At 17:31; 2Ts 1:7-10).
O julgamento das nações é diferente do julgamento do grande trono branco:

Julgamento das nações
Mt 25:31-46
Julgamento. do grande trono branco (ver 10.6.2)
Ap 20:11-15
Tempo:
antes do milênio
depois do milênio
Local:
na terra
no [3o.?] céu
Trono de Cristo:
“trono da SUA glória”
“grande trono branco”
Julgados:
todas as NAÇÕES
apenas os MORTOS
Ressurreição conectada:
nenhuma
a 2a. ressurreição, para a condenação eterna
Base para o julgamento:
tratamento dos “irmãos” [judeus convertidos e perseguidos]
obras
Conseqüências do julgamento:
2 classes, 2 destinos:
ovelhas: gozo no reino
bodes: condenação eterna
1 só classe, 1 só destino:
todos: lago de fogo!
e.   Revelar a Si mesmo e aos seus Zc 14:5; Mt 24:30; Ap 1:7; Cl 3:4.
f.   Redimir e abençoar a natureza Is 11:6-9; 35:1-2,5-9; Rm 8:19-22.
g.   Estabelecer o Seu reino 2Sm 7:16; Sl 89:3-4,...37; Jr 33:15; Lc 1:31-33.
10.5. A DISPENSAÇÃO DO REINO DOS CÉUS (OU MILÊNIO)
10.5.1. A CEIA DAS BODAS DO CORDEIRO Sl 45:14; Mt 22:2-3,9,11-13; Ap 19:9. As bodas ocorreram nos céus, paralelamente à 70a. semana de Daniel, mas a ceia (o banquete nupcial), correspondente ao milênio, ocorrerá na terra e após a Revelação de Cristo (Sua vinda para a terra, tocando-lhe com os pés), porque um perdido poderia tentar participar furtivamente da ceia Mt 22:11-13. As bodas envolvem só Cristo e a igreja, mas a ceia também os “convidados e amigos” (Israel convertida, os salvos do V.T., os mártires da Tribulação, e as ovelhas do julgamento das nações).
10.5.2. A PROMESSA, O FATO DO REINO ETERNO: 2Sm 7:11-16; Sl 89:3-4,20-27; Dn 2:44; 7:13-14,26-27; Lc 1:31-33; 19:12,25; Ap 11:15; 19:11-20:6.
10.5.3. A DURAÇÃO DA 7a. DISPENSAÇÃO será de 1000 anos (Ap 20:1-7 o diz 6 vezes)
10.5.4. CRISTO:
a.  Reinará sobre toda a terra Zc 14:9.
b.  Reinará com vara de ferro (poder e autoridade) Ap 19:15.
c.   Julgará imediatamente a qualquer pecado Zc 14:17-19.
 10.5.5. OS SANTOS RESSURRETOS:  
a.  Reinarão com Cristo Lc 19:16-19; 1Co 6:2; 2Tm 2:12; Ap 20:4,6.
b.   Assentar-se-ão com Cristo no Seu trono (!) Ap 3:21.
c.  Terão responsabilidades individuais e não coletivas Lc 19:16-19.
10.5.6. ISRAEL:
a.  Será reajuntada Ez 36:24; 37:1-4; Is 11:10-13; Jr 16:14-15; 23:5-8; 30:6-11; Mt 24:20-33.
b.  Mas os rebeldes e prevaricadores não entrarão em Israel Ez 20:33-38.
c.  Toda a nação se arrependerá e converterá Ez 36:24-28; Zc 12:10-13:3; Rm 11:25-26.
d.   Efraim (Israel) será reunida a Judá Ez 37:16-22; Os 1:11.
e.   Israel voltará a ter juízes Is 1:26; Mt 19:28.
f.    Israel evangelizará os gentios Is 66:19; Zc 8:13,20-23.
10.5.7. AS NAÇÕES:
a.  Inicialmente serão compostas só de convertidos Mt 25:34-40.
b.  Multidões nascerão Zc 8:4-6.
c.   Subirão para adorar em Jerusalém Is 2:2-4.
10.5.8. SATANÁS E SEUS ANJOS: estarão acorrentados no abismo, o poço sem fundo Mt 8:29; Ap 20:1-3.
10.5.9. A NATUREZA:
a.   Será regenerada, liberta da maldição do pecado Rm 8:19-22.
b.   Haverão grandes mudanças na topografia mundial Zc 14:4,5,8,10.
c.  Leões comerão capim como ovelhas Is 11:5-9.
d.  A chuva e a fertilidade do solo serão perfeitas Jl 2:22-27, só falhando para os que não subirem a adorar o Rei em Jerusalém Zc 14:17-19.
e.   O homem voltará a ser o cabeça da criação Gn 1:28; 3:17-19;  Hb 2:5-10.
f.  A longevidade e saúde serão multiplicadas Is 65:20.
10.5.10. O GOVERNO:
a.   Será uma teocracia: Dn 7:13-14; Lc 1:32-33.
b.  Cristo será Seu Rei Mq 4:1-8; Zc 9:10-15; 14:16-17; Lc 1:31-32.
c.  Daví será o príncipe regente da Palestina Jr 30:9; Ez 37:24-25; Os 3:5.
d.   Nobres e governadores reinarão sob Daví Is 32:1; Jr 30:21; Ez 45:8-9.
e.  Os 12 apóstolos reinarão sobre as 12 tribos de Israel Mt 19:28.
f.   Muitos receberão autoridade, como recompensa Lc 19:12-28.
g.  Juízes serão constituídos Is 1:26; Zc 3:7.
h.   Jerusalém será a capital do reino Sl 48:1-3; Is 2:2-4.
i.    O reino será universal e ETERNO (Dn 7:14,27), de justiça e equidade inflexíveis (Is 11:3-5), com plenitude do Espírito (Is 11:2-3).
10.5.11. A ADORAÇÃO:
a.  O milênio é marcado pela adoração ao Senhor Jesus Cristo Is 12:1-6; 25:1-26:19; 56:7; 61:10-11; 66:23; Jr 33:11,18,21-22; Ez 20:40-41; 40:1-46:24; Zc 6:12-15; 8:20-23; 14:16-21.
b.   O templo milenial e seus serviços são descritos em Ez 40:1-46:24.
c.   [Alguns dos] sacrifícios e festas do V.T. são reinstituídos, porém modificados e de natureza RETROSPECTIVA, não expiativa.
10.5.12. ESPIRITUALMENTE, o milênio será caracterizado por:
a.  Justiça Is 11:4-5; 61:11; Sl 72:7; Sl 2:9; Ec 8:11; Ap 12:15.
b.  Santidade Is 4:3-4; Zc 14:20-21.
c.  Verdade Sl 85:10-11.
d.  Derramamento do Espírito Jl 2:28-29.
10.5.13. BÊNÇÃOS REINANTES: (repetição do acima):
a.   Paz universal Is 2:4; Mq 4:3-4.
b.   Júbilo, gozo, alegria Is 9:3-4; 12:3-6; Jr 30:18-19; 31:13-14; Zc 10:6-7.
c.   Santidade Is 4:3-4; 29:18-23; Ez 36:24-31; 43:7-12; Zc 14:20-21
d.   Glória Is 4:2; 24:23; 35:2; 40:5; 60:1-9.
e.   Conforto Is 61:3-7; Jr 31:23-25; Ap 21:4.
f.    Justiça Is 11:4-5; 61:11; 65:21-23.
g.   [Completo] conhecimento do Senhor Is 11:1,2,9; Hc 2:14.
h.   Instrução emanando do Rei Is 12:3-6; 29:17-24.
i.    Natureza abençoada, livre da maldição Is 11:6-9; 35:9; 65:25.
j.    Doença eliminada (exceto como punição a pecado aberto) Is 33:24; Jr 30:17; Ez 34:16.
k.   Cura dos deformados (no início do milênio) Is 29:17-19; 35:3-6.
l.    Proteção da vida Is 41:8-14.
m.  Ausência de opressão, tirania Is 14:3-6; 42:6-7; 49:8-9; Zc 9:11-12.
n.   Longevidade, ausência de falhas de desenvolvimento Is 65:20.
o.   Muitos nascimentos (só dos com corpos não glorificados; os seus filhos precisarão ser salvos) Jr 30:20; 31:29; Ez 47:22; Zc 10:8.
p.  Labor produtivo Is 62:8-9; 65:21-23.
q.   Prosperidade econômica, abundância Is 30:23-25; 62:8-9.
r.    Aumento da luz solar (meio para produtividade?) Is 4:5; 30:26; 60:19-20.
s.   Uma só linguagem Sf 3:9.
t.    Adoração unificada Is 52:1,7-10; 66:17-23; Ap 5:9-14.
u.   manifesta PRESENÇA de Deus Ez 37:27-28; Sf 2:2,10-13; Ap 21:3.
v.   Plenitude do Espírito Is 32:13-15; Ez 36:26-27; Jl 2:28-29.
w. Perpetuidade do estado milenial Dn 9:24; Os 2:19-23; Jl 3:20; Am 9:15.
10.6. A PREPARAÇÃO PARA O ESTADO FINAL (eterno) DE TODAS AS COISAS
“Dias não fossem abreviados”, de Mt 24:22, parece-nos ensinar que Deus paralisará o cronômetro de Israel um pouquinho antes do fim da 70a. semana, e a Tribulação durará um pouquinho (indeterminado) menos que 2520 dias de 24 h. “Importa que [Satanás] seja solto por um pouco de tempo”, de Ap 20:3,7-10, parece-nos ensinar que, só ao final do Milênio, Deus deixará o cronômetro de Israel chegar ao fim.
10.6.1. O JULGAMENTO DE SATANÁS E SEUS ANJOS: Terminado o milênio, Satanás é solto, engana as nações do mundo e as congrega (Oh a maldade humana!) em fúria revoltosa contra Cristo; mas fogo do céu devora os exércitos do Diabo e ele é lançado para sempre no lago de fogo Ap 20:7-14. Cremos que o julgamento dos demais anjos caídos (Mt 25:4; 8:9; 2Pd 2:4; Jd 6) também ocorrerá então.
10.6.2. O JULGAMENTO DOS QUE MORRERAM SEM CRISTO (JULGAMENTO DO GRANDE TRONO BRANCO)
O julgamento do grande trono branco é diferente do das nações:

Julgamento das nações (ver 10.4.6)
Mt 25:31-46
Julgamento. do grande trono branco
Ap 20:11-15
Tempo:
antes do milênio
depois do milênio
Local:
na terra
no [3o.?] céu
Trono de Cristo:
“trono da SUA glória”
“grande trono branco”
Julgados:
todas as NAÇÕES
apenas os PERDIDOS de todos os tempos, todos eles já MORTOS
Ressurreição conectada:
nenhuma
a 2a. ressurreição, para a condenação eterna.
Corpos físicos indestrutíveis, mas não glorificados.
Base para o julgamento:
tratamento dos “irmãos” [judeus convertidos e perseguidos]
     todos não estão no “livro da vida” = “do cordeiro” Lc 10:20; Ap 3:5; 13:8; 17:8; 21:27
     obras e luz que tiveram Lc 12:47-48
     “Os livros” da Bíblia, especialmente as palavras de Cristo Jo 12:48
Conseqüências do julgamento:
2 classes, 2 destinos:
ovelhas: gozo no reino
bodes: condenação eterna
1 só classe, 1 só destino: todos vão para o lago de fogo!
     imutavelmente Lc 16:26
     eternamente Mt 18:8; 25:41,46; Ap 14:10-11; 19:20 + 20:10
     tormento terrível, literal Mt 26:24; Mc 9:47-48; Ap 14:10-11
     justos graus de punição, segundo a luz recebida e as obras Mt 11:24; Lc 12:47-48; Rm 2:5-6; Ap 20:12-13






10.6.3. A CRIAÇÃO DO NOVO CÉU E DA NOVA TERRA (Is 65:17,22; 2Pd 3:10-13; Ap 21:1-2): Deus dissolverá em fogo todo o universo, como que numa explosão nuclear de toda a matéria existente, enquanto guardará os redimidos com a sombra da Sua mão. A seguir, criará novo céu e nova terra.
10.7. O ESTADO FINAL DE TODAS AS COISAS
10.7.1. DO DIABO (E SEUS ANJOS): Tormento literal, terrível e eterno, no lago de fogo Mt 25:4; 8:9; 2Pd 2:4; Jd 6; Ap 20:10.
10.7.2. DOS NUNCA SALVOS: Tormento literal, terrível e eterno, no lago de fogo Ap 20:12-15; 21:8.
10.7.3. DOS SALVOS: gozo e felicidade indiscritíveis, pelos séculos dos séculos Ap 21:3-4.
A vida do crente na Jerusalém Celestial será uma vida de:
a.   Comunhão com Deus Jo 14:3; 1Co 13:12; 1Jo 3:2; Ap 22:4;
b.   Descanso Ap 14:13;
c.   Pleno conhecimento 1Co 13:12;
d.   Santidade Ap 21:27;
e.   Gozo Ap 21:4;
f.    Serviço Ap 22:3;
g.   Abundância Ap 21:6;
h.   Glória 2Co 4:17; Cl 3:4;
i.    Adoração Ap 5:12; 7:9-12; 19:1;
Os salvos:
a.   Serão para sempre livres da presença e possibilidade do pecado;
b.   Terão corpos santos, imortais e glorificados, semelhantes ao de  Cristo;
c.   Serão perfeitos e desenvolvidos à estatura de Cristo;
d.   Mas estarão ocupados não com suas perfeições, mas sim e somente com a suprema glorificação do Deus tri-uno Ap 7:12.
10.7.4. O REINO ETERNO: Cristo entregará o reino ao Seu Pai, sendo a morte o último inimigo aniquilado; então Cristo se sujeitará Ele mesmo ao Deus-Pai 1Co 15:24-28.
10.7.5. O NOVO CÉU E A NOVA TERRA: (ver 10.6.3) Serão  absolutamente perfeitos, livres do pecado e sua maldição Is 51:16; 65:17; 66:22; 2Pd 3:10-13; Ap 21:1-2.
10.7.6. A NOVA JERUSALÉM:  Já durante o milênio, a Jerusalém Celestial pairará suspensa nos céus, sobre a Jerusalém Terrestre Ez 40-46. Cristo e Seus remidos reinarão SOBRE a terra, mas terão as suas morada-lar na Jerusalém Celestial. Leiamos em Ap 21:2-22:5 a descrição desta Nova Jerusalém: ela:
a.  Será uma cidade literal, de ouro puríssimo e pedras preciosas, com 2500 km tanto de comprimento, como de largura, como de altura;
b.  Não terá nem sol nem lua, sendo iluminada pela glória de Deus;
c.  Não terá templo: seu templo será a Senhor Deus e o Cordeiro;
d.  Será a morada eterna do Deus tri-uno e de TODOS os salvos Hb 11:10,14,16;
e.  Será o local de suprema e eterna bênçãos, iluminado pela glória de Deus, com o trono de Deus e do Cordeiro, o rio puro da água da vida, e a árvore da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário